Para a Igreja Católica, segundo relatos dos Atos do Martírio de São Jorge, escritos no século 6, o guerreiro romano teria sido perseguido, torturado e decapitado no início do século 4, por se negar a fazer sacrifícios aos deuses romanos. “Em sua origem, ele era um guerreiro que lutava pela justiça, pela verdade e por coisas boas e foi perseguido e morto por ser cristão. A simbologia da luta com o dragão surgiu na Idade Média e é como uma expressão de linguagem mais forte, porque o dragão é o símbolo do mal, do demônio.
Seu dia foi tirado do calendário da Igreja católica, por não ter dados fiéis sobre a sua vida. De qualquer maneira, é celebrado hoje por todo país. Seja por católicos ou por cadomblecistas e umbandistas. Nessas duas últimas religiões citadas, pelo sincretismo, São Jorge é Ogum, portanto, também na Umbanda hoje é comemorado o dia de São Jorge.
Determinou-se o dia 23 de abril como seu dia porque Diocleciano, Imperador de Roma, percebendo que nada faria Jorge mudar de idéia ou negar sua fé cristã ( já que ele se negou a prestar homenagens aos deuses romanos), mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303. Mais tarde, Constantino, Imperador cristão, mandou erguer um templo em sua homenagem. Já no século V, haviam cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge, quatro no Egito e 40 conventos dedicados a ele.
"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós."
Bem, se você não é muito fã de orações...(tudo bem, eu te compreendo), tenho aqui uma maneira especial de fazer um pedido para Ogum (orixá da guerra, do ferro e também da tecnologia).Para abrir caminhos, trazer dinheiro e prosperidade em todos os sentidos.
Como Preparar: Asse o inhame na brasa. Se necessário, raspe um pouco para eliminar o excesso de negrume. Colocar dentro do alguidar. Vá enterrando os talos de mariwô e chamando por Ògún, Faça o mesmo com as moedas. Coloque os acaçás, um em cada ponta do inhame. Regue com um pouco de dendê e mel, 1 pitada de sal. acenda uma vela e faça seus pedidos a Ògún. Deve-se colocar no muro, ao lado do portão, ou no chão, na entrada do portão. se você morar em apartamento, coloque dentro de sua casa, atrás da porta de entrada. Deixe 7 dias e após, despachar aos pés de uma árvore frondosa.
É isso galera!
Muita energia pra vcs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário