segunda-feira, dezembro 21, 2009

Yule - Solstício de Inverno Parte II


Conforme foi dito em nosso primeiro esboço Yule é a data perfeita para a confraternização e celebração da esperança! Assim como a natureza, ciente dos dias de frio que ainda terá de suportar, aguarda pacientemente o momento certo para disseminar seus frutos, devemos nos preparar e planejar os novos passos, novas ações para a nova fase que se aproxima. É o momento de refletir sobre o milagre da vida, da luz após a escuridão. De como o sol brilhante logo emanará sua energia e tão necessária luz e o calor vital para todas as coisas. Pensar sobre todos os ciclos que o universo, e tudo o que faz parte dele, passa; nas tranformações da natureza, nos ciclos de vida e morte; do renascimento em si.

Entregue-se a alegria e celebre com o coração, afinal o sol está surgindo e logo estará forte, brilhando e iluminando novamente nossas vidas...

Segue algumas correspondências de Yule, assim como algumas dicas para o Sabbath.

Ervas/plantas: carvalho (representa a vida), alecrim, cedro, pinho, visco, azevinho, hera, cardo santo, louro, fruto do loureiro, canela (para a prosperidade), noz moscada, salsa, pinhas, gardénia, rosmaninho, salvia, camomila, juniperos, rosas vermelhas e brancas, salgueiro, visco, todas as árvores que não perdem as suas folhas no inverno e todas as árvores coníferas.

Incensos: louro, cedro, pinho e alecrim, cedro, pinho, loureiro, canela, verbena, olibano, mirra, bulota triturada, carvalho, azevinho, maçã, salvia, canela.

Cores: vermelho, verde, dourado, prateado, azul e branco. Pedras preciosas sagradas: olho-de-gato, rubi, esmeralda, diamante, olho-de-tigre, cristal , granada.

Animais: veado, renas, lobo, esquilos, gato, búfalo branco, urso

Seres míticos: trolls, fénix, duendes, gnomos, fadas das neves

Alimentos: frutas secos, especierias, batatas, maçãs, peras, cenouras, noz, amêndoas, gengibre, biscoitos em formato de símbolos de Yule, bolos, tronco de natal, rabanadas, broas, pizzas e tartes (teem a forma circular representando a roda do ano ou o próprio sol), mel, chocolates, leite, natas, queijos, guizados, frango, perdizes, peru, porco, leitão, pombo, coelho, lebre, javali, salmão, bacalhau

Bebidas:
vinho quente, frio, e condimentado com especiarias, cerveija, cidra quente e fria, chás, eggnog, leite com mel, leites quentes, Punchs quentes.

Obs: Época de suspender as dietas e desfrutar as guloseimas com alegria!

Curiosidade: Para agradecer pelos alimentos os Celtas representavam os três mundos da seguinte forma: um prato com peixe (água), um prato com carne, geralmente assada, (terra) e um prato de aves (ar).

Curiosidade2: “Beber à saúde das árvores do pomar" era um antigo costume pagão da Inglaterra onde colocava-se bolos nos galhos das macieiras mais velhas do pomar e derramava-se sidra como uma libação, oferecendo um brinde à mais saudável das macieiras agradecendo pelos frutos; depois os fazendeiros “ordenavam” que continuassem produzindo abundantemente.


Como comemorar seu Yule e montar seu ritual:

É a data perfeia para cantar, reuniões familiares, enfeitar a casa e o pinheiro, trocar presentes (principalmente feitos por nós mesmos), fazer coroas de azevinho, passear na natureza, cozinhar, fazer libações e oferendas aos deuses e aos elementais, tocar sinos (atrair as fadas), tambores (para acompanhar o nascer do Sol), espalhar azevinho pela casa e beijar sempre que se passe por ele, dexar presentes na natureza, decorar um tronco de yule, pendurar guizos nas janelas, manter um fogo aceso até ao alvorescer, acender uma vela em todas as divisões da casa, pintar cones de pinheiro como símbolos das fadas e pendurar na árvore de Yule, colher folhas verdes no dia de Yule e queimá-las em Imbolc para afastar o Inverno e invocar os poderes da Primavera.

Claro que, quando se fala em como realizar um ritual isto é muito pessoal, portanto segue algumas dicas para aguçar sua criatividade e lhe ajudar a ter idéias:

Durante o ritual honre a deusa em seu aspecto de mãe, celebre o nascimento do deus, transmita paz, harmonia, prosperidade, e pode-se fazer cerimônias com mulheres grávidas ou crianças recém-nascidas se estiverem presentes.

- O altar deve ser decorado com plantas correspondentes como o visco por exemplo, e até folhas secas; assim como símbolos, objetos e representações de animais relacionados a Yule e incenso correspondente.

- Se for realizar o ritual ao ar livre prefira uma fogueira ao caldeirão e procure, se possível, ter a árvore decorada de Yule por perto. Caso não possa acender o caldeirão, uma vela vermelha dentro dele resolve.

- Procure acender velas das cores correspondentes, e ter uma taça de vinho. Dance, cante e celebre com alegria, preferivelmente com pessoas de quem você gosta muito; você pode colocar 13 velas vermelhas na árvore e fazer um pedido enquanto acende cada uma delas, e estender a comemoração até que a última delas se apague.


- uma boa idéia é confeccionar guirlandas e a queima do tronco de Yule, feita da seguinte forma: O tronco tem de ser de pinho ou de Carvalho (geralmente se queima o tronco da celebração anterior, se for sua primeira celebração, consiga um pedaço de tronco de uma dessas árvores e guarde para o próximo ano), grave figuras do Sol ou do deus no tronco, prenda fitas vermelhas, verdes, douradas ou ambas, ramos verdes, e o que mais fizer sentido para você. Queime o tronco em sua lareira se tiver uma ou escolha um lugar seguro para fazê-lo e enquanto ele pega fogo mentalize a força do deus, diga algumas palavras se quiser ou cante para ele; faça a sua maneira, como seu coração mandar. Você pode também simbolizar a queima dessa forma: utilizando um tronco fino de aproximadamente 30 cm e com três furos ao longo da madeira, onde você pode colocar 3 nozes, por exemplo, ou velas, além de enfeitá-lo com fitas e ramos. Deixar que as velas (seria bom que fossem uma branca, uma preta e uma vermelha) permaneçam acesas durante o ritual.

- para enfeitar a árvore: você mesma(o) pode pintar as bolas que serão penduradas. Pendure também símbolos de lua, sol e estrelas, sinos e velas. Mentalize a energia dos deuses e dos elementais e honre-os.

Por hoje é só.
Tenha um bom Yule, com muita paz , alegria, prosperidade e fartura!!!

Nenhum comentário: