terça-feira, fevereiro 02, 2010

Imbolc

Imbolc ou Candlemmas

(01 de fevereiro - Hemisfério Norte) e (01 de Agosto - Hemisfério Sul)
Imbolc significa “em leite” denotando o período de lactação das ovelhas vacas e cabras; as primeiras crias nascem e as mães as amamentam. O Deus lentamente vai crescendo e o sol está ficando cada vez mais forte, embora ainda esteja frio.
Assim, o período marca o ponto central da metade escura do ano, pois todas as transformações se dão gradativamente e observamos e comemoramos com alegria cada momento que se passa.

Conforme o sol começa a aumentar seu brilho e intensidade a natureza começa a mostrar os primeiros sinais de vida, e aquelas sementes que se encontravam escondidas sob o solo no rigoroso inverno, agora começam a apontar em um lento crescimento, e os animais, já começam a passar menos tempo “escondidos” em suas tocas, pois pressentem a breve chegada da primavera.

Esta comemoração também ficou conhecida como Candlemas (Festa da Candelária) que significa Massa (mas) de Velas (candle). Isto porque não se conseguia acender uma fogueira ao ar livre devido ao frio ainda presente, como era costume nessas celebrações (sabbaths), principalmente quando diz respeito ao crescimento e fortalecimento do sol que é o motivo da celebração em questão. Portanto, utilizava-se de muitas velas e tochas por toda a casa para representar essa luz e calor; esse fogo do Deus menino que se fortalece, trazendo a prosperidade para a casa e a vida das pessoas.

Assim como fazia-se também, por toda a Europa, procissões¹ com as tochas para a purificação dos campos para a primavera, invocando a fertilidade do Deus sol para as futuras plantações e honrando e agradecendo a todas as deidades associadas.

E diz-se também que eram queimados todos os enfeites de Yule para um desligamento do passado abrindo caminhos para um futuro próspero, trazendo a idéia de coisas novas.

Uma deusa muito associada a esta época era Brigith (Brigida, Briga, Brigidh) pelo seu caráter de deusa celta do fogo, e também por estar relacionada ao “novo” como deusa da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas; de pura criatividade! Originado seu culto, muito provavelmente na Irlanda, onde era conhecida como “Noiva do Sol”, pois, neste momento a deusa amamenta seu filho e se recupera do parto, para logo transformar-se novamente em jovem e recomeçar o ciclo unindo-se se a ele.
É, portanto, uma época propícia à purificação e de bênçãos, planejamento, iniciações de caráter espiritual e inicio de qualquer tipo de coisa ou projeto, tempo de buscar a inspiração.e explorar a criatividade principalmente através de música, poesia, etc.

¹ Na versão cristianizada da procissão de Candlemas honra-se a Virgem Maria e, no México, corresponde ao Ano Novo Asteca.

Continua..

Nenhum comentário: