sexta-feira, março 19, 2010

Ostara - Equinócio de Primavera

Ostara – Equinócio de Primavera

21 de Março Hemisfério Norte e 21 de Setembro Hemisfério Sul


Um equinócio só acontece duas vezes por ano; é o momento em que o Sol, da forma como é visto da Terra (isto é chamado de órbita aparente), cruza o plano do equador e o dia e a noite possuem a mesma duração. (12 horas cada; equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), significando "noites iguais",). Marca mudança de estação¹, portanto, equinócio de primavera indica o primeiro dia de primavera.

Finalmente a tão esperada primavera chegou, um novo ciclo se iniciando. Os dias escuros e frios se despedem e a Mãe Terra está borbulhando em fertilidade pronta para ser germinada. Uma incrível energia de renovação paira no ar e Deus e Deusa deixam de ser mãe e filho. Seus olhares se cruzam e eles começam a se enxergar como “homem e mulher” e é aí que se apaixonam. Jovens cheios de vida, ela ainda carrega toda a pureza em seu aspecto de virgem mesclado a uma intensa sensualidade e beleza primaveril, enquanto ele está descobrindo seus impulsos masculinos, pois já não é mais um menino e o seu fogo e calor começam a crescer e se refletir nas próprias plantas se desenvolvem fortes como ele...

Todo esse mistério e beleza da atração pelo oposto se reflete em toda a parte, porque é assim que são feitas todas as coisas (a união do princípio masculino e do princípio feminino que encerra no equilíbrio perfeito que rege o universo...).

E assim a fertilidade está espalhada por todo lado e o planeta desperta para gerar coisas novas; lindas flores logo começarão a embelezar os campos, é hora de iniciar o cultivo das plantações, e os seres estão a todo vapor a procura do sexo oposto em plena agitação. Uma sintonia positiva contagia a todos e um clima de alegria e novidades se espalha, os animais nas florestas parecem estar em festa e as pessoas sentem uma certa animação e bem estar sendo um ótimo momento para dar uma guinada naquele projeto que vagarosamente de iniciou ou apenas planejou nos períodos de Yule e Imbolc...

Como aconteceu com muitas celegrações pagãs, acabou virando uma festa da religião cristã e faz parte da cultura moderna de uma forma estilizada. Veremos agora o porque:

Começaremos pelo nome; Ostara é um nome derivado de Eostre e Ostera, deusas (senão a mesma “Deusa da Aurora”) muito associadas a Ostara e a primavera em si, devido a seu caráter de deusas da fertilidade (Eostre é saxônica e Ostera é Alemã;). Com o tempo este sentido de “renovação” do período, foi focado como “ressureição” e transformado na Páscoa que conheçemos hoje (ressureição de Cristo) além do próprio nome em si: Páscoa é Easter em inglês e Ostern em alemão.

Os costumes de ovos e do coelho? Também há origem pagã nisso:


Os ovos, logicamente, são símbolos de fertilidade por excelência. É comum até hoje, oferecermos ovos cozidos e decorados com muito carinho à deusa depositando-os nos pés das árvores ou enterrando-os, simbolizando a fertilidade da Mãe Terra nos festivais de Ostara como forma ritualística. Já a lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, um dos maiores símbolos de fertilidade pois levam 28 dias para gerar e dar a luz (28 dias corresponde a um ciclo completo de lunação). Por isso um animal sagrado de várias deusas lunares, inclusive a própria deusa Ostara (Eostre).


Segundo a lenda, certo dia, Eostre estava sentada em um jardim com suas tão amadas crianças (ela amava demais as crianças e onde fosse estava rodeada por elas), quando um adorável pássaro voou sobre elas e pousou na mão da Deusa. Com algumas palavras mágicas, ela transformou o pássaro em seu animal favorito: uma lebre. As crianças ficaram ancantadas, mas com o tempo,.perceberam que a lebre não estava feliz. Ela queria voltar a cantar e voar então elas pediram a Eostre que desfizesse a magia mas ela não conseguiu pois era inverno e seu poder estava reduzido, decidiu então esperar pela primavera e então, quando seus poder chegaram ao pico e ela conseguiu mas por algum tempo apenas. Muito feliz e gradecido o pássaro voou e botou ovos em sua homenagem. Mais tarde acabou se transformando em lebre novamente mas decidiu fazer uma homenagem á deusa e ás crianças por terem tentado ajudá-lo, então ele pintou os ovos e distribuiu-os pelo mundo.


A deusa então, para lembrar às pessoas de seu erro de interferir no livre-arbítrio de alguém, entalhou a figura de uma lebre na lua.


Bom, para nós bruxas(os) é uma festa muito gostosa onde podemos pintar os ovinhos e usá-los para decorar o ambiente, o altar etc ... Podemos enterrá-los também ou depositá-los na natureza além de desfrutarmos deles nos rituais junto a bolos de mel, as primeiras frutas da estação etc.

Uma boa pedida também é caminhar por locais floridos e colher flores para enfeitar o altar e entrar profundamente em comunhão com esta energia...

Bom pessoal, por enquanto é só. Logo voltaremos a falar mais sobre este Sabbath tão animado...

¹A segunda ocasião marca a entrada do Outono. Ocorrem em Março e Setembro, trazendo a respectiva estação para a região associada.

Postado Por: Freya

Um comentário:

Inanna di Uruk disse...

Coelhinhos!!!!
montem um altar bonito, cheio deles! ovos coloridos! Fica super legal!