segunda-feira, abril 14, 2008

Festival de Bast

Festival de Bast



Dia 15 de abril era comemorado o festival de Bast no Egito. Ainda hoje, muitos pagãos a homenageiam nesse dia.

Sabe-se que o Egito era uma terra de encantos e magia. Por lá, muitos animais eram sagrados, inclusive os gatos. Estes animais eram criados dentro dos templos com todo amor, mimo e muito luxo. Os antigos egípcios diziam que não havia necessidade de se conhecer espíritos, já que eles eram os próprios, os receptores das mensagens dos deuses.

Bast é a grande Deusa protetora das mulheres crianças e também desses pequenos felinos. Guardiã das casas, Deusa da inspiração da música e da dança, é uma Deusa de extrema alegria. Se por um lado ela é protetora voraz dos gatos, é inimiga mortal das serpentes. Sua imagem é de uma mulher com cabeça de gato.


Como grande maioria das grandes deusas ela possui mais de um aspecto. Filha do Sol encarna o aspecto pacífico da deusa Sekhmet. Muitas vezes se tem dificuldades para dissociar as duas deidades. Bast é muito amável e bastante sossegada, já Sekhmet é uma guerreira enfurecida e muitas vezes implacável. Bast também é conhecida como a "Senhora do Leste", enquanto que Sehkmet é a "Senhora do Oeste". Bast se transformava em Sekhmet quando a fúria tomava conta do seu ser (mais ou menos como acontece com Parvati e Kali), e quando sua raiva passava, voltava a ser a Deusa gata, com toda sua docilidade e amabilidade.

Nos primórdios de seu culto, essa deusa era representada com uma mulher com a cabeça de leoa que levava em uma das mãos uma cruz, simbolizando a vida e na outra um grande cetro, representado o poder.


Como mãe de todos os felinos, ela foi identificada pelos gregos como Ártemis ou até mesmo Diana.


CORRESPONDÊNCIAS:



Símbolos: cetro, Lua, Sol, ankh, olho de Hórus.

Dia: Domingo

Cores: verde, laranja, dourado, amarelo.

Aroma: açafrão.

E amanhã eu passo para você um ritual para entrar em sintonia com essa Deusa Lunar, para que você atraia para si todos as suas bênçãos de proteção, amor e alegria.

Até amanhã!

Continue no Caminho!


2 comentários:

ViracenaArteCultura disse...

Salve Caríssima, Que bom que você gosta de Sininho e de Peter. Estou neste dia 16 preparando uma oficina de Estudos Teatrais sobre as Bacantes e o Dionisismo. Será na Rua da Consolação,1901, vc está convidada para a Aula aberta às 20horas. Se é que você está em Sampa. Detalhes. O Sagrado está presente

ViracenaArteCultura disse...

Os Egípcios os Gregos...vizinhos e parentes em vários Ritos...Evoé