Festival de Bast

Dia 15 de abril era comemorado o festival de Bast no Egito. Ainda hoje, muitos pagãos a homenageiam nesse dia.
Sabe-se que o Egito era uma terra de encantos e magia. Por lá, muitos animais eram sagrados, inclusive os gatos. Estes animais eram criados dentro dos templos com todo amor, mimo e muito luxo. Os antigos egípcios diziam que não havia necessidade de se conhecer espíritos, já que eles eram os próprios, os receptores das mensagens dos deuses.

Como grande maioria das grandes deusas ela possui mais de um aspecto. Filha do Sol encarna o aspecto pacífico da deusa Sekhmet. Muitas vezes se tem dificuldades para dissociar as duas deidades. Bast é muito amável e bastante sossegada, já Sekhmet é uma guerreira enfurecida e muitas vezes implacável. Bast também é conhecida como a "Senhora do Leste", enquanto que Sehkmet é a "Senhora do Oeste". Bast se transformava em Sekhmet quando a fúria tomava conta do seu ser (mais ou menos como acontece com Parvati e Kali), e quando sua raiva passava, voltava a ser a Deusa gata, com toda sua docilidade e amabilidade.
Nos primórdios de seu culto, essa deusa era representada com uma mulher com a cabeça de leoa que levava em uma das mãos uma cruz, simbolizando a vida e na outra um grande cetro, representado o poder.
Como mãe de todos os felinos, ela foi identificada pelos gregos como Ártemis ou até mesmo Diana.
CORRESPONDÊNCIAS:

Símbolos: cetro, Lua, Sol, ankh, olho de Hórus.
Dia: Domingo
Cores: verde, laranja, dourado, amarelo.
Aroma: açafrão.
E amanhã eu passo para você um ritual para entrar em sintonia com essa Deusa Lunar, para que você atraia para si todos as suas bênçãos de proteção, amor e alegria.
Até amanhã!
Continue no Caminho!
2 comentários:
Salve Caríssima, Que bom que você gosta de Sininho e de Peter. Estou neste dia 16 preparando uma oficina de Estudos Teatrais sobre as Bacantes e o Dionisismo. Será na Rua da Consolação,1901, vc está convidada para a Aula aberta às 20horas. Se é que você está em Sampa. Detalhes. O Sagrado está presente
Os Egípcios os Gregos...vizinhos e parentes em vários Ritos...Evoé
Postar um comentário