quarta-feira, abril 16, 2008

Ensinando a Arte aos Pequenos bruxos

Beterraba e Afrodite? O que tem a ver?


Pelo menos aqui em casa a hora do jantar é sagrada. Perdeu-se muito da maneira de se alimentar desde nossos antepassados até hoje. Alimentar-se era um rito onde se agradecia aos Deuses pelo alimento, onde os familiares se reuniam para conversar, contar seus medos, angústias, alegrias e trocar experiências. As mulheres sábias de antes faziam rituais no ato de preparar a comida, combinado elementos para uma alquimia mágica. Se queiram fartura - grãos. Se queriam amor - frutas (geralmente vermelhas). Se queriam se harmonizar com algum elemento como a água por exemplo, comia-se alimentos pastosos ou alimentos diretamente ligados à ele, como melão e alface...e assim por diante.

Hoje quando temos que encostar nossa barriguinha no fogão, já é quase uma maldição maligna! E quando o fazemos geralmente estamos nervosos, preocupados.....e aí, imagina...toda essa energia ruim vai para o alimento que você come e que seus filhos, maridos, esposas, parentes, comem. Isso quando se prepara o próprio alimento, não se come correndo em qualquer boteco, sem sentir nem o sabor do alimento. A arte se perdeu!

O melhor horário para se conversar com os pequenos, ensinando-lhes um pouco do que você conhece é no momento em que se reunem para se alimentar. vou pegar um exemplo meu como minha pequena bruxinha de 5 anos, Sarah. Ela não gosta de experimentar novos alimentos, fora aqueles que não come de jeito nenhum. Fiz uma linda salada de beterrabas, dedicada a Afrodite, Deusa do amor e Beleza. Ela olhou para salada e fez uma cara de nojo! Aí fui explicando pra ela quem era Afrodite, de onde ela vinha, o que ela fazia, e que a beterraba, assim como os morangos, são alimentos usados em sua dedicação. "Então, quando se quer algo de Afrodite, basta comer os alimentos que ela adora, e ela nos abençoará" - disse.

O melhor foi o que ela me respondeu:

- mas mamãe, somos todos lindos e nossa casa é cheia de amor, acho que não precisamos das beterrabas! - exclamou ela.

Tudo bem, eu não consegui fazê-la comer todas as beterrabas que eu gostaria (comeu apenas dois pequenos pedaços, mas já é um bom começo), mas ao menos ela já conhece um pouco mais da Antiga Arte.

Use a criatividade, converse com seus pequenos, eles são seres divinos.

Continue no Caminho

Nenhum comentário: