quinta-feira, abril 03, 2008

Dia da mentira

O Dia de Loki

Pisciano geralmente é um ser a parte do mundo. Eu que o diga. Pisciana nata. Daquelas que dá pra ver que é deste signo só de olhar de longe e no escuro. Imagina que antes de ontem eu estava na internet, fazendo algumas pesquisas para meu livro (é estou escrevendo um livro!) quando uma mensagem no msn começou a piscar. O nome pra mim era desconhecido mas como eu faço muitas consultas via msn, achei que poderia ser um cliente. Aí ele começou:

- E aí tudo bem?

- Tudo e vc? - respondi.

- Vc não sabe o que aconteceu!

Aí eu pensei comigo, "bem não sei mesmo, não sei nem quem é que está teclando comigo!"

- Prenderam nosso amigo.

Nessa hora eu gritei pro Marcelo : Má, vem cá, vc conhece esse cara aki?

Aí lá vem o Má, desencanado do mundo, dá uma olhada na tela e diz.:

-Claro é meu amigo.

Ele leu e ficou incrédulo, "mas que amigo? preso? mas porque? será que eu tenho um amigo fora da lei e não sabia?"

E o papo rolou. Até eu que não conhecia esse amigo já estava aflita..."coitado do amigo do Má que eu nem conheço".

Quando o Má pediu pra eu escrever " e agora, dá para fazer alguma coisa por ele?" O amigo respondeu:

- Você é lerdo hein, Marcelo...é preimeiro de abril!

E nessa hora com certeza Loki aplaudia e gargalhava da nossa cara de idiotas! No dia dele, tudo que ele quer é que uma pessoa caia mesmo em uma mentira. Segundo a lenda no dia 1 de abril, que é o dia dedicado à ele, quem cai em uma mentira e passa para o segundo dia do mês acreditando nela, a mentira se realiza.

E é engraçado que no dia primeiro de abril muitas pessoas contam mentiras umas para as outras e geralmente é uma mentira de tragédia. Alguém foi preso, alguém sofreu um acidente...enfim, nunca são mentiras fantásticas, de uma pessoa que ganhou na loteria, ganhou uma viagem para lua ou qualquer coisa parecida. E o que também é interessante, é que geralmente a mentira é contada, deixa-se a pessoa acreditar nela e rapidamente ele é anunciada como mentira. E dessa maneira ela não se concretiza.

Fazemos tantas coisas em nosso dia-a-dia onde não temos nem noção de sua origem, de como nasceu e porquê. Eu sempre digo que vivemos em um país cristão, mas que na verdade fazemos os mesmos rituais pagãos de antes, apenas disfarçado com um novo título.

E afinal, quem é Loki?

Bem, ele é um Deus nórdico da mentira, trapaça, do fogo e do sexo. É irmão de Thor (feito em pacto de sangue) e está associado a magia por suas várias formas e transformações. Ele também se associa aos malandros e ladrões. Ele é um Deus muito bonito com uma aparência bondosa, mas na verdade é super malicioso e tem na verdade uma veia de maldade. De uma ambiguidade ímpar, ele também é herói e tem consequentemente um lado bondoso, talvez esse lado mais escondido, mas existe em seus atos com certeza absoluta.

Existem outras muitas explicações para o primeiro de abril. Uma delas vem da França. O ano novo era comemorado por eles no dia 25 de março com a entrada da primavera. As festas eram tão grandiosas que só terminavam no dia primeiro de abril. Então, no ano de 1564 logo após se adotar o calendário gregoriano com padrão, o rei Carlos IX da França decretou que o ano novo seria comemorado no dia primeiro de janeiro. Alguns franceses descontentes com a decisão do rei começaram a ridiculariza-lo e ao povo que seguia a nova tradição, enviando-lhes convites e presentes pra lá de estranhos e esquisitos e muito convites para festas que na verdade não existiam. Dando início assim ao primeiro de abril, o dia da mentira.

Aqui no país tupiniquim, tudo começou com um jornal em Pernambuco, chamado "a mentira" que foi lançado no dia de Loke (primeiro de abril) de 1848 com a notícia bombástica do falecimento de Dom Pedro. Imagina o babado!!!!

O periódico brasileiro saiu pela última vez no dia 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Portanto agora que já sabe um pouquinho da história dessa data, não a deixe passar em branco, tá bom?


Continuem no Caminho!!!!


Abraços


Nenhum comentário: