terça-feira, março 29, 2011

O que está acontecendo com o planeta? II

ONU preocupada com sumiço de abelhas

As abelhas são responsáveis por grande parte da disseminação de plantas no planeta. Elas sumiram da Europa e isso está chegando também ao Brasil. O que está acontecendo com o planeta afinal? A seguir uma reportagem do Estadão:

Das 100 espécies de lavoura que produzem 90% dos alimentos do mundo, mais de 70 são polinizadas por abelhas

A Agência Ambiental das Nações Unidas alertou em um relatório divulgado nesta quinta-feira que a população mundial de abelhas vai continuar em declínio a não ser que o homem mude sua maneira de manejar o planeta.


América do Norte, Europa, o Oriente Médio e partes da Ásia foram afetadas com perdas de milhões de abelhas, afirma o relatório. O documento clama para que sejam oferecidos incentivos aos proprietários de terras e fazendeiros para restabelecer o habitat das abelhas, incluindo flores que são essenciais para a pertpetuação das abelhas.

O Departamento de Agricultura dos EUA afirmou que as colônias de produção de mel diminuíram: de uma população de 5,5 milhões em 1950 para 2,5 milhões em 2007.

As abelhas são necessárias para polinizar as colheitas que alimentam a crescente população mundial. Das 100 espécies de lavoura que produzem 90% da comida que o mundo consome, mais de 70 são polinizadas por abelhas, segundo o relatório das Nações Unidas.

"Os seres humanos fabricaram a ilusão de que no século 21 eles teriam desenvolvido tecnologias o suficiente a ponto de se tornarem independentes da natureza", afirmou Achim Steiner, diretor executivo do programa ambiental das Nações Unidas. "As abelhas ressaltam a realidade de que somos mais dependentes dos serviços da natureza em um mundo que está perto dos 7 milhões de habitantes."


A economia global e o comércio internacional aparentam estar contribuindo para as perdas de abelhas. Novas espécies de petógenos que podem ser mortais para os insetos estão migrando de uma região para outra como resultado das trocas comerciais, diz o relatório.


Peter Neumann, co-autor do relatório, afirmou que a transformação das áreas rurais nos últimos 50 anos incentivou um declínio na população de abelhas e outros polinizadores. O déficit está sendo compensado por colônias manejadas e criação em escala industrial.

"Nós precisamos ficar atentos sobre o modo como manejamos essas colônias, mas talvez mais importante que isso, precisamos manejar melhor o planeta e as paisagens, para recolocar as populações de abelhas selvagens em níveis salutares com custo-benefício aceitável", disse Neumann.

Na América do Norte, as perdas de colônias de abelhas melíferas desde 2004 deixaram o continente com o menor nível de polinizadores manejados dos últimos 50 anos.

Criadores de abelhas da China e do Japão também reportaram recentemente perdas de colônias.

Uma das causas apontadas para o desaparecimento dos insetos é o ácaro Varroa, que matou milheres de abelhas ba Europa, América do Norte e no Oriente Médio. África, América do Sul e Austrália não têm problemas com o Varroa.
Fonte: Estadão

2 comentários:

Inanna di Uruk disse...

Tá complicado. Há a necessidade de uma mudança urgente!

Aninha disse...

tenho amigos que são apicultores e isto ja está rolando ha tres anos. Nossas autoridades nada fazem...estão mais preocupados em colocar o agrotóxico da soja que fica no ar e vão matando as abelhinhas....Um dia eles se ressentirão......Parabens pela matéria