sábado, setembro 12, 2009

Desmistificando a bruxaria


Desmistificando a Bruxaria

Nesses dias onde a preocupação com o meio ambiente é tão forte, onde há realmente a necessidade das grandes emissoras de rádio, televisão e Internet fazerem uma mídia de massa que levam ao conhecimento geral que estamos à beira de um colapso mundial por conta dos maus tratos à natureza, não há mais espaço para se pensar que a bruxaria é algo maligno.


Em pleno século XXI existem pessoas que acreditam ainda que bruxaria está relacionada a assuntos do mal. Que as bruxas e bruxos são pessoas que fazem rituais satânicos e sacrificam pessoas. Esta é a sua oportunidade (se for uma dessas pessoas que não sabem o que é bruxaria) de entender o que é isso.


A bruxaria é uma religião (ou até mesmo uma filosofia de vida) que tem extrema ligação com a natureza. Os seguidores dela são pessoas que respeitam a Terra, porque acreditam que ela é o corpo da própria Deusa. Os rios e mares são o seu fluxo sanguíneo, as árvores seus cabelos e o vento o seu sopro. Acreditando na "sacralidade" do mundo, os pagãos vivenciam a vida em torno dos ciclos da natureza, sentindo e celebrando o inverno, a primavera, o verão e o outono. Dentro de cada estação do ano são feitas celebrações chamadas Sabats onde se cultua o Deus e a Deusa. Vale lembrar que o Deus que se cultua nessa tradição não é o demônio cristão (na verdade as bruxas e bruxos nem acreditam nele!). A verdade é que a própria Igreja transformou a imagem de Cernunnus um dos Deuses pagãos, (os seguidores da Antiga Arte são politeístas) na imagem do demônio cristão, com a intenção de atrair mais fiéis, já que esta era uma religião nova em comparação com a Antiga Arte e de tornar a imagem do pagão em algo terrível. Nem preciso passar pela idade média, onde milhares de mulheres e homens inocentes foram queimados vivos publicamente acusados de bruxaria (e depois os caras tem coragem de dizer que nós somos maus!).


O interessante é que, além disso, todas as celebrações feitas na bruxaria são feitas nas igrejas até hoje. O Natal, a páscoa, dia de são João, finados...E assim por diante. Lembro-me de ler um artigo de um sacerdote religioso (que por respeito não nomearei aqui), proibia os seus fiéis de armarem em casa a árvore de natal, alegando que aquele ato era algo de bruxaria. Nessa igreja também é proibido comprar ovos de páscoa às crianças, já que isso remete e um ritual da Antiga Arte. Particularmente achei fantástico. Porque se eles seguem outra religião que não a bruxaria, deveriam fazer rituais pagãos?


Mesmo com toda perseguição, com toda matança e preconceito, os seguidores da Antiga Arte não são contra religião alguma, já que se acredita que o ser humano é livre para trilhar o caminho que escolher dando valia à lei que diz: Faça o que quiser desde que não prejudique nada nem a ninguém.


Àquela bruxa verde com cabelo de vassoura piaçava, com dentes sujos e apodrecidos, com uma enorme verruga no nariz, só existe nos contos infantis (que devemos ressaltar o quanto são preconceituosos). As bruxas são mulheres que cuidam do seu corpo, já que acreditam que ele é o seu templo, por isso elas vão à academia, comem alimentos orgânicos e arrumam os cabelos. As vassouras foram aposentadas e andam de carros possantes, são donas de casa, chefes de grandes empreendimentos, atrizes, cantoras, juizas, professoras...São pessoas normais, como qualquer outra. A mesma coisa com os homens seguidores da Arte, são bonitos, charmosos, inteligentes, diretores de empresas, políticos, professores de arte, música...Enfim, estão em todos lugares.


Os bruxos e bruxas são os que não jogam lixo na rua, que reciclam seus lixos, procuram não poluir o ambiente, quando vão para praia acabam catando o lixo da areia do guarda sol do vizinho, porque não admite que sujem, poluam e maltratem a natureza.


Há muito que aprender com os pagãos. Se houvesse o entendimento do sagrado na natureza, talvez hoje não estivéssemos passando por esse problema tão grande com o meio ambiente.


Quando vir uma bruxa na rua lembre-se que alguém com uma energia fantástica está ao seu lado e não uma bruxa verde com verruga no nariz!


Abençoados sejam!!!!!

Nenhum comentário: