quarta-feira, setembro 23, 2009

O MITO DA RODA DO ANO

E A RODA VAI GIRANDO, VAI GIRANDO.....


Na bruxaria natural, como na vida, existe uma roda de começo, meio, fim e recomeço; de nascimento, maturidade, morte e renascimento. Como a natureza se mostra pra nós, verão, primavera, outono e inverno, verão..... Damos um simbolismo ao que ocorre na natureza, o Mito da roda do Ano é um reflexo do que acontece na natureza. E é seguindo esse mito que temos nossas comemorações, agradecimentos, enfim nossas celebrações.
Nesse texto vou falar apenas do mito e no decorrer do ano vamos mostrando sobre cada uma dessas celebrações na época em que cada uma ocorre. (como fizemos no texto passado, falando sobre Mabon)
Como tudo que esta em cima é igual ao que esta em baixo, o Reino dos Deuses é igual ao nosso.
Como a roda é cíclica, não tento meio nem fim, vou escolher um ponto de partida e esse ponto será quando as energias masculinas e femininas estão juntas, jovens e fortes. Ou seja:
A PRIMAVERA, OSTARA; Quando a Deusa e o Deus são fortes e jovens. Como o Sol que ganha força e calor, como as flores que se abrem prontas para a fecundação. O Deus e a Deusa são adolescentes, se “reconhecem” e se apaixonam. Ela é a rainha da primavera, a virgem das flores e ele é o fogoso Gamo rei, O Deus da fertilidade, estão cheios de impulsos sexuais, de Luz. O amor sagrado dos dois é a promessa da fertilidade e crescimento da natureza.
Em BELTANE, se consome a UNIÃO SAGRADA. Deus e Deusa são um só. Consagrando a natureza com seu amor. Os dois estão no ápice de sua beleza e força. Ela se transforma na caça e ele é o caçador. O Deus viril fecunda a virgem e dessa união a semente da promessa foi plantada no útero da Deusa fértil.


No ápice do verão, LITHA; A Deusa é a futura mãe, Rainha do verão, o Deus é homem maduro, o guerreiro protetor e provedor. Como o Sol que nutre, e fortalece a terra. Os dois estão no extase do seu amor.
O sol começa a diminuir sua força e brilho, LAMMAS, as primeiras colheitas acontecem, o ventre da Deusa cresce e é a promessa de alimentos e tempos de bonança. O Deus esta maduro e sábio, cresce em sabedoria e a força física diminui. A Deusa é geradora da promessa.
No ápice do outono, MABON, O Deus perdeu toda sua força física, está sábio, ancião, Senhor das sombras e certo de que em breve irá para a terra do verão, dá sua força á Deusa que concede os últimos frutos a terra, antes de gerar a vida novamente. Ela é a Deusa Provedora, madura que reconhece que seu companheiro está morrendo aqui para renascer no seu próprio ventre.
Em, SAMHAIN, o Deus morre, se sacrifica para que a humanidade seja nutrida. É o Deus da morte. A Deusa se recolhe na terra do verão, sua gestação esta acabando e ela é a Mulher Sabia, a senhora do caldeirão e da magia. As portas dos mundos se abrem. O Deus foi para a terra do verão e ao mesmo tempo é a semente madura no ventre da Deusa. Aqui está o grande mistério da natureza. É aqui que sabemos que tudo renasce. É o fim e o inicio!
Chega o auge do Inverno , YULE, a Deusa dá a Luz ao Deus, após uma longa e divina gestação. Ela volta da terra do verão para renascer junto com o Deus. O filho que nasceu é ao mesmo tempo seu filho, companheiro e Gamo rei. É o momento de esperança, de renascimento. É a certeza do novo ciclo que esta recomeçando.
A escuridão esta passando, os dias estão se equilibrando novamente, IMBOLC, A Deusa e o Deus são crianças novamente, estão crescendo fortes e cheios de luz como os dias que se seguem. Ela é a noiva, a jovem, Ele é a criança da promessa.

E assim a roda vai girando, vai girando....
Se observarmos podemos ter essa roda em um dia. Com o nascer do Sol, a plenitude e o ocaso. A natureza é cíclica, a nossa vida é cíclica. Quando nos sintonizamos com a natureza, quando nos conscientizamos em que momento estamos e quais são as forças reinantes, nossa vida fica mais tranqüila, nosso fluxo de vida é natural. Nós não brigamos com a natureza e aproveitamos dessas forças e respeitamos a nós mesmos, o próximo e a própria natureza, ou seja a VIDA.
Abençoada seja nossa vida!
Que assim seja e continue sendo!!
Muita luz, paz e amor á todos!!!

2 comentários:

Luciana disse...

Lindo texto!

Ana disse...

Nossa; só agora li seu texto!!! (que vergonha! rs)...
Mas falando sério, gostei muito!!!..vi muito mais profundidade do que jamais havia percebido na roda do ano...e é isso aí!! abençoada seja a nossa vida; e abençõada seja a minha por ter você como parte dela!! você e a todos do grupo!!